Notícias

Alguns alimentos podem desencadear diferentes tipos de reação alérgica no corpo e causar sérios danos. Fique atento às orientações dos médicos, às reações do seu corpo e mantenha a saúde em dia. Veja também o que fazer em caso de alergia.

Amendoim pode ser perigoso
Os amendoins são os causadores mais comuns de morte por alergia relacionada com os alimentos. Eles podem desencadear anafilaxia - uma reação que pode ser fatal se não for tratada imediatamente. Os sintomas geralmente começam em poucos minutos de exposição. Mas eles também podem começar dentro de segundos ou levar horas para se desenvolver. Ao primeiro sinal de inchaço, urticária, dificuldade para respirar, pulso rápido ou tontura, procure um médico.

Marisco e peixes
Cerca de metade dos casos de anafilaxia estão relacionados à alimentação. Moluscos, tais como camarão, lagosta, caranguejo são proibidos para algumas pessoas. Alergias de mariscos e peixes podem ser tão graves que apenas os vapores de cozinha, às vezes, podem desencadear uma reação alérgica. Se a reação piorar, os tecidos incham, obstruindo as vias aéreas, e a pessoa pode ter problemas cardíacos e circulatórios fatais.

Sementes de gergelim, nozes e soja
A pequena semente de gergelim pode causar uma reação anafilática. Leguminosas como lentilhas, ervilhas, feijões de soja e outros grãos também podem causar reações. Eles estão relacionados com o amendoim. Castanhas e nozes também tendem a causar problemas para alguns adultos.

Trigo e ovos
Além de amendoim, as crianças são muitas vezes alérgicas ao trigo, leite e ovos. Como podem estar escondidos em outros alimentos, leia os rótulos cuidadosamente. Por lei, os oito alimentos alergênicos mais comuns - leite, ovos, peixes, mariscos, nozes, amendoim, soja e trigo - e ingredientes feitos a partir deles, como a lecitina (soja) e de soro de leite (creme de leite) devem ser listados.

Picada de insetos
O veneno de abelha, vespa e marimbondo pode causar anafilaxia. Se você já teve uma reação a uma picada ou suspeitar de uma alergia, consulte um especialista. Injeções podem ser eficazes na prevenção da anafilaxia de picadas de insetos. Evite usar perfume ou colônia e cores brilhantes. Eles podem atrair insetos que picam.

Formigas e carrapatos
Rastejantes e insetos que picam como formigas e carrapatos podem causar reações alérgicas graves como os insetos voadores. As formigas podem injetar seu veneno. Cuidado com os formigueiros para evitar as picadas dolorosas destes insetos. O uso de sapatos fechados, calças e mangas compridas em locais que existem o risco, pode ajudar a evitar uma picada.

Prescrição médica e reações
A penicilina e outros antibióticos são causas comuns de anafilaxia relacionados com a droga. As drogas quimioterápicas, corantes de imagem, e relaxantes musculares utilizados na anestesia também podem causar problemas. Para evitar anafilaxia relacionados à medicação, o médico pode sugerir injeção para alergia ou prescrever medicamentos diferentes.

Analgésicos e remédios livres de prescrições
Mesmo medicamentos que você pode comprar sem prescrição médica, podem desencadear anafilaxia em algumas pessoas. A aspirina, ibuprofeno e medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides são alguns que podem provocar reacções alérgicas graves. Fique atento.

Sinais de alerta da anafilaxia
Obtenha ajuda médica imediatamente ao primeiro sinal de anafilaxia. Preste atenção para problemas respiratórios, pressão arterial baixa, e mudança de consciência. Outros sintomas incluem:

  • Dor ou aperto no peito e dificuldade para engolir
  • Urticária, inchaço, sensação de formigamento, coceira, ou uma erupção cutânea
  • Cãibras, náuseas, vômitos, tontura, diarreia e estômago

Condições de saúde aumentam o perigo
Asma e alergia alimentar podem ser um risco de anafilaxia. Para cortar a chance de uma reação grave, mantenha a asma sob controle. Em adultos, o controle de doenças cardíacas pode ajudar a diminuir a gravidade das complicações da anafilaxia. Preocupações? Converse com seu médico.

Usar Identificação alerta médico
Se você tem uma alergia, é importante andar com algum documento com esta informação. Evitar esse tipo de reação alérgica pode salvar sua vida.

Pesquisa