Notícias

Normalmente, as pessoas referem-se à artrite e à artrose como um mesma doença, associada a pessoas idosas. Para entender a diferença, podemos recorrer à linguística. O prefixo artro origina-se do grego arthros e significa articulação. Uma vez unido ao sufixo ite, que quer dizer inflamação, chega-se ao sentido da palavra artrite. Já o sufixo ose é sinônimo de degeneração.

Artrite, portanto, é uma inflamação nas articulações, que pode ocorrer em qualquer pessoa, incluindo esportistas que realizam esforços intensos ou sofrem algum tipo de trauma. O que poucas pessoas sabem é que a artrite, em vez de doença, pode ser sintoma de outras enfermidades, como as doenças autoimunes: artrite reumatoide, lúpus eritematoso, etc. - por isso, é muito importante procurar um médico especialista para fazer esse diagnóstico da doença que originou a inflamação.

Já a artrose ou degeneração da articulação, que também pode ser chamada de osteoartrose é uma doença que atinge 30% da população adulta acima dos 50 anos e precisa ser tratada o quanto antes, pois provoca incapacidade física, afetando a qualidade de vida. As articulações mais atingidas são as do joelho e do quadril.

A prevenção é fundamental e pode ser feita por meio da manutenção do peso corpóreo e de exercícios de resistência, como a musculação, sempre com supervisão de um especialista. Vale lembrar que as cirurgias com colocação de próteses revolucionaram o tratamento da doença e, de hoje, é possível viver muito bem, sem sequelas, após realizar essa opção terapêutica. 

Pesquisa