Notícias

Muitas pessoas se quicam do problema da regurgitação de alimentos após as refeições, referindo-se à sensação de queimação no peito, vinda de baixo pra cima até a boca, e também ao gosto amargo na garganta. O nome técnico desse problema é refluxo gastroesofágico, que ocorre quando há retorno do suco gástrico até o esôfago. Isso pode ser causado, sim, por determinados alimentos, como café, álcool, frutas cítricas - limão, laranja e abacaxi, frituras, doces e bebidas gasosas, pois elevam a produção de ácido gástrico.

Para livrar-se desse problema, as dicas são procurar fazer refeições pequenas mais vezes ao dia - o que ajuda a manter menos quantidade de alimentos no estômago -, evitar comer até duas horas antes de deitar e policiar-se quanto aos alimentos já citados, que fazem parte do grupo de fatores de risco.

Vale lembrar que o refluxo gastoesofágico também pode ser causado por outros quadros clínicos específicos, como gravidez, obesidade e hérnia de hiato (deslizamento do estômago em direção ao esôfago, causado pela fraqueza do diafragma), entre outros, sendo importante fazer uma consulta com o clínico geral ou gastroenterologista para obter mais detalhes.

Pesquisa