Notícias

Notícias

 

Durante o outono e o inverno, aumentam os casos de bronquiolite, principalmente em bebês e crianças pequenas. A doença é causada por vírus, sendo o mais comum o VSR. Os sintomas se confundem com os de um resfriado, mas evoluem com mais rapidez. Tosse persistente, respiração acelerada, chiado no peito e dificuldade para mamar são sinais de alerta.

Nesses casos, o ideal é buscar avaliação médica o quanto antes. Quanto mais precoce for o atendimento, maior a chance de evitar agravamento. Em casos leves, o tratamento é feito com hidratação, repouso e observação, mas há situações que exigem internação. A recomendação é nunca esperar demais para procurar ajuda.

No quadro Você e o Doutor desta semana, falamos sobre os sintomas e tratamentos para doenças inflamatórias comuns no inverno, como sinusite, amigdalite. Também esclarecemos dúvidas que vocês enviaram sobre o tema. Confira no Dr. Responde clicando aqui

 

 

De origem grega, e com o sugestivo significado "em forma de escudo" (embora médicos também de refiram ao formato borboleta), a tireoide fica na região do pescoço, logo abaixo do pomo de adão, e mede cerca de cinco centímetros de diâmetro.

A constipação Intestinal, mais popularmente chamada de prisão de ventre, é classificada, segundo os médicos, quando o paciente apresenta três dos seguintes sintomas:

Mudar hábitos alimentares é fundamental no tratamento de todos os tipos de diabetes, pois permite controlar o metabolismo, contribui para a normalização da glicemia, diminui os fatores de risco cardiovascular e ajuda a manter o peso dentro dos parâmetros esperados, o que também favorece a saúde geral do organismo.

Muita gente resolve abandonar o cigarro em algum momento da vida. Uma decisão muito importante para a saúde, mas também um grande desafio para quem faz uso do cigarro, já que a nicotina vicia. 

Mas com força de vontade e pensando na saúde, é possível abandonar o cigarro e levar uma vida mais saudável. Veja abaixo cinco dicas para quem quer parar de fumar:

 1 - Por que parar?

Já pensou nisso? Você quer parar de fumar, mas você sabe por quê? "Porque é ruim para você" pode não ser suficiente. Para ficar motivado, você precisa de uma razão pessoal poderosa para sair de vez. Talvez você queira proteger sua família contra o fumo passivo. Talvez o pensamento de câncer de pulmão assuste. Ou talvez você queira se olhar e se sentir mais jovem. Escolha uma razão forte o suficiente para superar o desejo de acender o próximo cigarro.

 

2 - Radicalismo

 

Pode ser tentador jogar fora o cigarro e declarar que você não quer mais. Mas isso não é fácil de fazer. Cerca de 95% das pessoas que tentam parar de fumar sem terapia ou medicação acabam reincidentes. A razão é que a nicotina vicia. O cérebro se acostuma a ter nicotina e anseia por ela. Na sua ausência, os sintomas de abstinência podem ocorrer.

 

3 - Terapia de reposição de nicotina

 

Quando você parar de fumar, a falta de nicotina pode fazer você se sentir frustrado, deprimido, inquieto, ou irritável. Os sintomas podem ser bem ruins. A terapia de reposição de nicotina pode ajudar a reduzir esses sentimentos. Estudos sugerem goma de nicotina, pastilhas, e patches, que podem ajudar a dobrar suas chances de parar de vez com o cigarro.

 

4 - Não esconda a sua decisão

 

Diga a seus amigos, familiares e colegas de trabalho que você está tentando parar de fumar. O incentivo pode fazer a diferença. Você também pode se juntar a um grupo de apoio ou falar com quem já parou. A terapia comportamental é um tipo de aconselhamento que ajuda a identificar e manter as estratégias para parar de fumar. Combine terapia comportamental com produtos de reposição de nicotina (ou medicação) para aumentar suas chances de sucesso.

 

5 - Controlar o estresse

 

Fumar dá sensação de relaxamento, que vem da nicotina. Uma vez que você sair, você vai precisar de uma outra maneira de lidar com o estresse. Tente obter massagens regulares, ouvir boa música ou aprender yoga. Se possível, evite situações estressantes durante as primeiras semanas depois de parar de fumar.

 

Não desista. Parar de fumar só traz benefícios para a saúde!

As mudanças climáticas têm marcado o debate em todo o mundo. Invernos cada vez mais quentes e chuvas mais rigorosas são algumas marcas deste fenômeno.