Notícias

Varizes são veias dilatadas que aparecem com mais freqüência nos membros inferiores, precisamente pernas e coxas, e provocam sintomas desagradáveis, como cansaço e dor, além de serem prejudiciais à estética. As mulheres estão mais propensas a apresentarem esse problema, que em geral se manifesta durante a gravidez ou após os 30 anos.

Obesidade, sedentarismo e tabagismo são apontados como os principais fatores que contribuem para o aparecimento de varizes, mas a probabilidade de ocorrência também aumenta com uso de pílulas anticoncepcionais e tratamentos de reposição hormonal feitos na menopausa.

Não de trata de uma de uma doença, mas podem ocorrer complicações decorrentes das varizes, como problemas de pele e coágulos sangüíneos (trombose); portanto, é importante monitorar o seu surgimento e, se possível, evitá-lo. Para isso, podem ser adotadas medidas simples, como evitar em pé ou sentado por muito tempo e usar meias elásticas. Procurar manter o peso ideal e realizar exercícios físicos também estão entre as formas mais eficazes de prevenção. Quanto ao tratamento, pode ser clínico, no caso das microvarizes, procedimento  conhecido como escleroterapia (secagem dos vasos), ou cirúrgicos, para veias varicosas maiores.

Pesquisa