Notícias

A prevenção do câncer de mama começa com hábitos saudáveis - tais como a limitação de álcool e levar uma vida fisicamente mais ativa. Alguns fatores de risco, como histórico familiar, não podem ser alterados, mas há mudanças no estilo de vida que reduzem o risco.

Mudança no estilo de vida têm sido uma grande aliada na diminuição do risco de câncer de mama, mesmo em mulheres com alto risco. Veja algumas atitudes que você pode tomar desde já:

Limite de álcool. Quanto mais álcool você bebe, maior o risco de desenvolver câncer de mama. Se você optar por beber álcool - incluindo cerveja, vinho ou licor - não ultrapasse uma dose por dia.

 Não fume. As evidências sugerem uma ligação entre tabagismo e risco de câncer de mama, especialmente em mulheres na pré-menopausa. Além disso, não fumar é uma das melhores coisas que você pode fazer para sua saúde geral.

 Controle o seu peso. Sobrepeso - ou obesidade - aumenta o risco de câncer de mama. Isto acontece especialmente se a obesidade ocorre mais tarde, após a menopausa.

 Seja fisicamente ativo. A atividade física pode ajudá-lo a manter um peso saudável, o que, por sua vez, ajuda a prevenir o câncer de mama. Para os adultos mais saudáveis, são recomendados, pelo menos, 150 minutos por semana de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica vigorosa semanais, além de treinamento de força, pelo menos, duas vezes por semana.

Amamentar. A amamentação pode desempenhar um papel na prevenção do câncer de mama. Leia mais aqui. Quanto mais você amamentar, maior será o efeito protetor.

Limite de dose da duração da terapia hormonal. Terapia hormonal combinada por mais de três a cinco anos aumenta o risco de câncer de mama. Se você está fazendo terapia hormonal para os sintomas da menopausa, pergunte ao seu médico sobre outras opções.

 

Você pode ser capaz de gerir os seus sintomas com terapias não hormonais, como a atividade física. Se você decidir que os benefícios da terapia hormonal de curto prazo superam os riscos, use a menor dose que funciona para você.

Pesquisa