Notícias

Muita gente resolve abandonar o cigarro na virada do ano. Faz parte das resoluções de ano novo. Uma decisão muito importante para a saúde, mas também um grande desafio para quem faz uso do cigarro, já que a nicotina vicia.

Mas com força de vontade e pensando na saúde, é possível abandonar o cigarro e levar uma vida mais saudável. Veja abaixo cinco dicas para quem quer parar de fumar:

 1 - Por que parar?

Já pensou nisso? Você quer parar de fumar, mas você sabe por quê? "Porque é ruim para você" pode não ser suficiente. Para ficar motivado, você precisa de uma razão pessoal poderosa para sair de vez. Talvez você queira proteger sua família contra o fumo passivo. Talvez o pensamento de câncer de pulmão assuste. Ou talvez você queira se olhar e se sentir mais jovem. Escolha uma razão forte o suficiente para superar o desejo de acender o próximo cigarro.

 

2 - Radicalismo

 

Pode ser tentador jogar fora o cigarro e declarar que você não quer mais. Mas isso não é fácil de fazer. Cerca de 95% das pessoas que tentam parar de fumar sem terapia ou medicação acabam reincidentes. A razão é que a nicotina vicia. O cérebro se acostuma a ter nicotina e anseia por ela. Na sua ausência, os sintomas de abstinência podem ocorrer.

 

3 - Terapia de reposição de nicotina

 

Quando você parar de fumar, a falta de nicotina pode fazer você se sentir frustrado, deprimido, inquieto, ou irritável. Os sintomas podem ser bem ruins. A terapia de reposição de nicotina pode ajudar a reduzir esses sentimentos. Estudos sugerem goma de nicotina, pastilhas, e patches, que podem ajudar a dobrar suas chances de parar de vez com o cigarro.

 

4 - Não esconda a sua decisão

 

Diga a seus amigos, familiares e colegas de trabalho que você está tentando parar de fumar. O incentivo pode fazer a diferença. Você também pode se juntar a um grupo de apoio ou falar com quem já parou. A terapia comportamental é um tipo de aconselhamento que ajuda a identificar e manter as estratégias para parar de fumar. Combine terapia comportamental com produtos de reposição de nicotina (ou medicação) para aumentar suas chances de sucesso.

 

5 - Controlar o estresse

 

Fumar dá sensação de relaxamento, que vem da nicotina. Uma vez que você sair, você vai precisar de uma outra maneira de lidar com o estresse. Tente obter massagens regulares, ouvir boa música ou aprender yoga. Se possível, evite situações estressantes durante as primeiras semanas depois de parar de fumar.

 

Não desista. Parar de fumar só traz benefícios para a saúde!

Pesquisa