Estudo realizado por Jennifer Burris da Universidade de Nova Iorque, EUA, indica que o consumo de alimentos com muito açúcar e leite causam acne.
Trata-se de uma revisão de literatura de artigos científico produzidos nos últimos 50 anos sobre o tema. O trabalho foi publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.
A espinha é provocada pela produção excessiva de sebo (modulada por hormônios) e acúmulo de células mortas que obstruem os poros e levam ao surgimento de pontos inflamados. Os alimentos com alto teor de açúcar (chocolate e doces em geral) podem produzir flutuações hormonais e estimular a produção de sebo, que acabam afetando a saúde da pele.
Estudo conduzido pela Escola de Saúde Pública de Harvard, EUA, demonstrou uma associação entre o consumo regular de leite e as espinhas. Observou-se que o leite desnatado foi mais prejudicial que o normal. A explicação para o fato é que o processamento do leite aumentaria o nível de hormônios na bebida. A autora do estudo sugere que dermatologistas, nutricionistas e nutrólogos trabalhem em parceria no tratamento e orientação de pacientes com acne.