A história de cada mulher em relação à maternidade é diferente, mas uma importante decisão que uma mãe deve tomar é como alimentar seu filho. Quando opta por amamentar, a mulher faz um investimento para o futuro. O leite materno ajuda o bebê a crescer forte e saudável desde o primeiro dia.
Você sabe o que é colostro?
Chamado ouro líquido por ter cor amarelo escuro, é o primeiro leite grosso que a mãe produz durante a gravidez e logo após o nascimento. Este leite é muito rico em nutrientes e inclui anticorpos para proteger o bebê contra infecções. O colostro também ajuda o sistema digestivo do recém-nascido a desenvolver e funcionar. O bebê recebe uma pequena quantidade de colostro em cada mamada, porque o estômago dele ainda é pequeno.
O leite muda conforme o bebê cresce. Mudanças de colostro para leite maduro acontecem pelo terceiro ao quinto dia após o nascimento. Este leite tem a quantidade certa de gordura, açúcar, água e proteína para ajudar o bebê continuar a crescer. Parece mais fino do que o colostro, mas tem os nutrientes e anticorpos necessários para um crescimento saudável.
Prevenção de doenças
As células, hormônios e anticorpos no leite materno também protegem contra doenças. Essa proteção é única e atende às necessidades do bebê. Eles correm menor risco de desenvolver:
- asma
- leucemia infantil
- obesidade infantil
- infecções de ouvido
- diarreia e vômito
- infecções respiratórias
- síndrome da morte súbita infantil
- diabetes de tipo 2
- Além disso, amamentar também traz benefícios para a saúde da mulher, ajudando na saúde após o parto, reduzindo os riscos de:
- diabetes de tipo 2
- certos tipos de câncer de mama
- câncer de ovário