Algumas vezes o corpo parece cansado e não temos ânimo para fazer nada. E pior, sem um motivo aparente. Mas a fadiga pode ser causada por um alguns problemas específicos. Veja abaixo 8 motivos que podem estar provocando essa sensação:
Sono
Pode parecer óbvio, mas você pode estar dormindo pouco. Isso pode afetar negativamente a sua concentração e saúde. Os adultos devem dormir de sete a oito horas por noite. Faça do sono uma prioridade e mantenha uma programação regular. Evite computadores, telefones celulares e televisores de seu quarto. Se ainda tiver problemas, procure a ajuda de um médico. Você pode estar com distúrbio do sono.
Apnea
Algumas pessoas acham queestão dormindo o suficiente, mas a apnéia do sono pode estar agindo. Ela para rapidamente a sua respiração durante a noite. Cada interrupção, interrompe o sono por um tempo pequeno e você pode nem estar percebendo. Resultado: você está privado de sono apesar de passar oito horas na cama. Perder peso se você está acima do peso e parar de fumar ajudam a manter suas vias aéreas abertas enquanto você dorme.
Alimentação
Comer muito pouco ou comer os alimentos errados pode ser um problema. Uma dieta equilibrada ajuda a manter o açúcar no sangue em uma escala normal e impede que você fique sonolento após se alimentar. Coma pouco no almoço e tente incluir proteínas e carboidratos em cada refeição. Por exemplo, comer ovos com grãos inteiros. Comer pequenas refeições e lanches ao longo do dia também melhoram a energia.
Anemia
A anemia é uma das principais causas de fadiga em mulheres. Perda de sangue menstrual pode causar uma deficiência de ferro, colocando as mulheres em situação de risco. Glóbulos vermelhos são necessários porque eles carregam oxigênio para os tecidos e órgãos. Para anemia causada por deficiência de ferro, é indicado suplemento de ferro e comer alimentos ricos em ferro, como carne magra, fígado, frutos do mar, feijão e cereais enriquecidos.
Depressão
Você pode pensar na depressão como um transtorno emocional, mas que contribui para muitos sintomas físicos também. Fadiga, dores de cabeça e perda de apetite são alguns dos mais comuns. Se você se sentir cansado e "para baixo" por mais do algumas semanas, consulte o seu médico. A depressão responde bem à terapia da conversa ou medicação.
Hipotireoidismo
A tireóide é uma pequena glândula na base do pescoço. Ele controla o seu metabolismo, a velocidade com que seu corpo converte o combustível em energia. Quando a glândula está hipoativa e as funções do metabolismo muito lentas, você pode se sentir fraco. Se um exame de sangue confirmar hormônios da tireóide baixos, será necessário tratamento.
Muito café
A cafeína pode melhorar a atenção e concentração em doses moderadas. Mas em excesso pode aumentar a frequência cardíaca, pressão arterial, e nervosismo. E há pesquisas que indicam provoca fadiga em algumas pessoas. Aos poucos, cortar em café, chá, chocolate, refrigerantes, e outros alimentos que contenham cafeína. Parar de repente pode causar a retirada da cafeína e mais fadiga.
Diabetes
Pessoas com diabetes mantêm níveis elevados de açúcar na corrente sanguínea em vez de entrar nas células do corpo, onde seria convertido em energia. O resultado é um corpo que funciona fora do ritmo, apesar de ter o suficiente para comer. Se você tiver fadiga persistente, inexplicável, pergunte ao seu médico sobre o teste de diabetes. Os tratamentos para a diabetes podem incluir mudanças de estilo de vida como dieta e exercício, terapia com insulina e medicamentos para ajudar o açúcar processo corpo.