Muito comum na prática de esportes, na realização de algum movimento e até mesmo ao dormir, as cãibras são contrações musculares involuntárias que afetam principalmente os músculos das pernas e dos pés, causando forte sensação de dor e fadiga.
Em geral, estão mais propensos a ter cãibras atletas, consumidores de medicamentos diuréticos (como no caso de tratamento de hipertensão), mulheres nos últimos meses de gestação, pessoas imobilizadas em razão de doenças ou acidentes e quem permanece muito tempo sentado. Além do esforço físico acentuado, a baixa ingestão de líquidos e a carência de alguns nutrientes, como sódio, cálcio, potássio e magnésio, explicam a ocorrência de cãibras.
Assim, a melhor maneira de evitá-las é manter-se hidratado, ingerindo pelo menos dois litros de água por dia e incluir na dieta alimentos ricos nos nutrientes citados, como banana, espinafre, rúcula, grãos (feijão, lentilha, grão-de-bico), couve, escarola, agrião, entre outros. Outra sugestão eficaz é alongar os membros superiores e inferiores duas vezes ao dia.