O corrimento causado pela candidíase tem aspecto de leite qualhado e causa coceira intensa. É uma infecção oportunista e tem como fatores predisponentes o diabetes, a gravidez, o uso de antibiótico e de alguns anticoncepcionais, principalmente os que têm altas dosagens de estrogênio.
O tratamento pode ser feito com antifúngicos e um creme vaginal caso haja sintomas importantes, como coceira e irritação na vulva e vagina. Se a infecção acontecer com certa freqüência o tratamento deverá ser feito durante seis meses e o parceiro deverá ser tratado, também. Procure seu médico para mais informações.
Saiba Mais
Saiba por que os antibióticos, os anticoncepcionais e a ducha íntima podem causar proliferação exacerbada do fungo Candida albicans.
Os antibióticos, ao matar o agente causador de uma infecção, acabam tendo como efeito colateral indesejado a mudança da flora vaginal favorecendo o crescimento do fungo.
As pílulas anticoncepcionais com altas doses de estrogênio também interferem na flora vaginal e facilitam a reprodução do fungo de forma descontrolada. Se você costuma ter muita candidíase converse com o seu médico e peça um anticoncepcional com menor dosagem deste hormônio.
A ducha íntima, hábito que algumas mulheres conservam do tempo da vovó, não é recomendada pelos médicos, pois ela também altera a flora vaginal, além de poder levar bactérias do ânus e da vulva para dentro da vagina, além de facilitar a reprodução do fungo Candida albicans.
Dica
A melhor forma de evitar a candidíase e outros fungos e bactérias que levam ao corrimento é usar sabonete de glicerina líquido, usado em bebês, ou os sabonetes de higiene íntima.
consumir iogurte com probióticos, também ajuda, pois auxilia na manutenção do equilíbrio da flora vaginal.
Fonte: Dra. Glene Rodrigues