O QUE É EQUOTERAPIA
Trata-se de um método terapêutico e educacional em que o cavalo é utilizado dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais (ANDE, 1999).
Na equoterapia, o cavalo é um meio de se alcançar os objetivos terapêuticos. Ela exige a participação do corpo inteiro, de todos os músculos e de todas as articulações.
A atividade fortalece os músculos, aprimora o equilíbrio, a coordenação motora e também a concentração. E além dos benefícios motores, o tratamento estimula a auto-estima e a segurança, por causa do laço afetivo criado entre o praticante de equoterapia e o cavalo.
Os ajustes corporais da pessoa para se adaptar aos desequilíbrios causados pelo deslocamento do cavalo mandam sinais nervosos pela medula espinhal até o sistema nervoso central. Isso gera a formação de novas células nervosas no cérebro.
OBJETIVO
O cavalo é utilizado como recurso terapêutico, ou seja, como instrumento de trabalho. O movimento rítmico, preciso e tridimensional do cavalo, que ao caminhar se desloca para frente/trás, para os lados e para cima/baixo, pode ser comparado com a ação da pelve humana no andar, permitindo a todo instante entradas sensoriais em forma de propriocepção profunda, estimulações vestibular, olfativa, visual e auditiva.
A técnica tem como objetivo proporcionar ao portador de necessidades especiais o desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando seus limites e visando sua integração na sociedade, proporcionando ao praticante, benefícios físicos, psicológicos, educativos e sociais.
Aprumar as costas, entre outras coisas, eleva a autoconfiança e faz a pessoa respirar melhor. Benefícios estes, importantes nos tratamentos contra o estresse e a depressão.
Além disso, tirar um paciente de dentro do hospital e do consultório é sempre um alívio pela mudança de hábito e a prática do novo!