A acupuntura é uma opção de tratamento viável para a depressão durante a gravidez. O estudo foi elaborado por pesquisadores da Universidade do Arizona.
A pesquisa incluiu 150 gestantes com diagnóstico de depressão segundo os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais IV. As gestantes foram agrupadas aleatoriamente em três grupos: um tratado com acupuntura específica para a depressão; outro com acupuntura "controle" (pontos inespecíficos) e um terceiro com massagem.
Foram realizadas 12 sessões dos tratamentos, durante oito semanas. Os sintomas de depressão nas pacientes foram medidos após quatro semanas e no final do tratamento segundo a escala de Hamilton - é também um dos critérios mais usados na psiquiatria para avaliação de depressão.
Os resultados mostraram que 63% das gestantes tratadas com acupuntura específica apresentaram melhora dos sintomas depressivos, contra uma média de 42% nos grupos controle. Segundo os autores do trabalho, um grupo formado por psiquiatras, psicólogos e acupunturistas, o estudo indica que a acupuntura é um tratamento viável para a depressão durante a gravidez.