Um estudo preliminar realizado na Universidade de São Paulo (USP) constatou a eficácia da aromaterapia na redução de níveis de estresse e ansiedade. O estudocaracterizado como ensaio clínico foi realizado com 36 voluntários de ambos os sexos, com idade entre 18 e 29 anos, alunos de cursos de graduação da área de Saúde da USP.
Os participantes do estudo foram divididos em dois grupos: os que receberam o tratamento e o chamado grupo controle. Entre aqueles que experimentaram as sinergias aromáticas, houve diminuição de 24% do nível de stress e 19% na ansiedade. Já entre os que não se submeteram ao tratamento, apenas a ansiedade reduziu em índice menor (11%).
Neste trabalho, a aplicação terapêutica da aromaterapia consistiu em sete sessões, realizadas em duas vezes por semana, com dez minutos de inalação de uma sinergia de óleos essenciais com propriedades calmantes e sedativas. Na aromacologia, denomina-se "sinergia" a mistura de óleos essenciais que atuam de forma sinérgica, potencializando os efeitos benéficos.