O pico de formação dos ossos ocorre entre a adolescência e os 35 anos. "A constituição de uma estrutura forte neste período é essencial para sua adequada manutenção no futuro", explica o ortopedista Fernando Moisés José Pedro, do Hospital Alvorada.
De acordo com o reumatologista Roberto Heymann, a Universidade Federal de São Paulo, algumas medidas ajudam a prevenir a osteoporose: evitar tabagismo e ingestão excessiva de café e bebidas alcoólicas. É fundamental também consumir alimentos ricos em cálcio e vitamina D, tomar sol em horários adequados (antes das 10h e após 16h) e evitar o sedentarismo.
A osteoporose é mais comum no sexo feminino, em função de sua constituição óssea e menopausa. Alguns medicamentos (imunossupressores e anti-inflamatórios) utilizados por longo prazo podem ter efeito prejudicial sobre os ossos.
Para identificar e tratar precocemente a doença, indica-se a realização de densitometria óssea para mulheres que estão na pré-menopausa e homens acima de 65 anos. Com isso previne-se, pelo menos em parte, as fraturas comuns na terceira idade.